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Xô NEURA! Perder Peso x Emagrecer? O que é melhor?

Você sabe qual é a diferença? Entenda agora e diga adeus à NEURA e aos problemas com os números da balança

Nosso peso corporal é composto por várias partições, em geral, na avaliação física medimos:

  • % de gordura;
  • % de massa óssea;
  • % de massa muscular;
  • % de água!

PERGUNTA:  Você acha que uma pessoa que pesa 100kg é  MAGRA ou está com SOBREPESO?

Depende, pode ser os dois!

Antes de explicar sobre o caso dos 100kg, vou dar esse exemplo que sempre tenho no consultório:

Mulher com 70kg, veio no consultório para emgrecer. Fizemos tudo conforme o planejado, depois de 2 meses, voltou com 70kg! Nooooossa, Dra! Não emagreci??? Fazendo a avaliação física completa, vimos que perdeu 5kg de gordura e no lugar, ganhou quase 5kg de massa muscular! Por isso seu peso não mudou na balança! Mas diminui circunferência da cintura (gordura visceral=perigosa), e suas pernas e braços agora estão “firmes”, torneadas. Aumentou sua disposição e melhorou seu sistema imunológico (Você sabia que alimentação + exercício físico= antiinflamatório natural?). Pois é…por isso que não se deve olhar apenas o número da balança, mas sim entender o que ele nos diz, qualitativamente!

Agora voltando à pergunta…veja só:

Pessoa 1) Alimentação correta + exercícios físicos: 100kg, sendo somente 12% de gordura, ou seja, os restantes 88kg  se divide em: músculo, água e osso! Brilhante! Seu IMC pode estar fora do considerado adequado, porém, sua % de massa magra é bem maior do que sua % de massa gordurosa!

Pessoa  2) Alimentação riquíssima em açúcar, gordura saturada, sem prática de exercícios físicos. Pesa 100kg, sendo quase 40kg de gordura! Restando 60kg de massa magra, ou seja, quase que a maior parte de seu peso corpóreo é gordura!

Se a Pessoa 2) quiser PERDER PESO e optar por utilizar “shakes” em substituição de refeições, ou dieta 0% carboidrato, ou essas mil e uma dietas restritivas que existem (proibição gera compulsão = piora do quadro de ansiedade).  E aí?

ACONTECE ISSO: Em 1 mês, perde 12kg! Uaaaal, mas o que foi realmente perdido? Gordura? NÃO! Dos seus 40kg de gordura, perde-se somente 3kg, e o restante (porque a pessoa realmente perde números na balança) é de músculo e água (10kg). E a pessoa inocente pensa “Puxa, perdi 12kg em 1 mês!” Desculpe em lhe dizer, mas a maior parte foi de massa magra (que seria a parte saudável, que iria lhe ajudar a oxidar mais gorduras, mas você acabou de jogá-la fora). Ou seja, o metabolismo dessa pessoa DIMINUIU mais ainda!

Já, a Pessoa 1 optou por  EMAGRECER! Ué, mas agora ele está pesando 100kg! Continua acima na balança! Oras, antes pesava 100kg, porém, a maior parte era de gordura. Resolveu fazer uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, estratégia que não agride o organismo e aumenta o funcionamento do metabolismo! ACONTECE ISSO: Em 6 meses, conseguiu “trocar” a grande parte de sua massa gordurosa por massa muscular (essa troca foi feita com musculação, especificamente)! Olha que perfeito, pois quanto mais músculo carregamos, ficamos mais pesados, porém conseguimos oxidar mais gorduras!!!! Ou seja, seguindo sempre uma boa alimentação + exercício físico= emagrecimento e ganho de massa muscular (“massa gastadora” de energia).

PERDER PESO: diminuir o número da balança (muitas vezes, perdendo músculo e não gordura!).

EMAGRECER: eliminar gordura e ganhar massa magra (aumentar o metabolismo).

Moral da história: os números na balança não dizem NADA!

Então, XÔ   N-E-U-R-A   da balança!

Você não é bem vinda !!!

(só causa ansiedade)

O que vale mesmo é a % de gordura e

% de massa magra que você possui!

E aí, você quer perder peso ou emagrecer?

Venha para o time, Nutrição Inteligente! Nós queremos emagrecimento saudável, perda do excesso de gordura e uma vida muito mais leve e feliz!

Até a próxima!

Dra. Clarissa

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