O chá do momento: hibisco
20/10/2015
NÃO ao Terrorismo Nutricional e à NEURA: Nutrição Comportamental, um novo método de sucesso!
26/10/2015

Vilão: glutamato monossódico – Cuidado, ele pode estar na sua casa!

Onde? No inocente temperinho pronto, embutidos, lasanha (pronta), nuggets, hambúrguer, molho de tomate pronto, etc.

Possuímos apenas quatro gostos básicos: o doce, o salgado, o amargo e o azedo. Mas foi descoberto um quinto sabor, o umami, provocado por uma susbtância chamada glutamato monossódico. Essa palavra, traduzido do japonês, significa “saboroso”, e está presente em alguns alimentos de forma natural, ex.: tomate.

Porém, a indústria de alimentos aproveitou-se dessa capacidade e passou a prodzir o seu próprio glutamato monossódico, como forma de realçar o sabor dos alimentos, já que ele consegue fazer com que as papilas gustativas (língua) sintam muito mais um “sabor gostoso”.

Então um produto que talvez não fosse tão gostoso, por ter sido adicionado glutamato monossódico, fica com um sabor maravilhoso, aquele de “quero mais”.

Podemos encontrá-lo na maioria dos produtos da Ajinomoto (primeira empresa a utilizar) e muitos outros hoje considerados como produtos ultraprocessados ou processados: lasanhas, nuggets, hambúrgueres congelados, embutidos, cubos de temperos prontos, molho de tomate pronto, shoyu, etc.

Como no próprio nome diz (glutamado monosSÓDICO), normalmente o alimento que o contém acaba tendo maior quantidade de sódio, podendo aumentar o risco para o desenvolvimento de doenças como pressão arterial alta, doenças cardiovasculares, problemas no rim e osteoporose.

Mesmo sendo comprovado que por enquanto não faz nenhum mal para a saúde (curto prazo), foi observado que entre os ocidentais com as maiores taxas de obesidade, o consumo de glutamato monossódico através desses alimentos ultraprocessados  é de seis a sete vezes maior do que entre os orientais. Justificando porque a população oriental consome tanto shoyu mas não apresenta problemas crônicos como os ocidentais.

Então pessoal, alerta VERMELHO! Evitem o uso desses produtos (por conta também da quantidade de gordura e açúcar que contém), mas principalmente por conter o glutamato monossódico, que o farão consumir muito mais do que você normalmente consumiria.

Sabe aquele alimento que você não consegue deixar de consumir em grandes quantidades?

Veja se por acaso ele não contém esse realçador de sabor.

Não compre mais! Dê um basta na indústria que só quer aumentar cada vez mais suas vendas e com isso, acabar com a saúde do consumidor!

Até   a  próxima!

Dra. Clarissa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *