“Faço academia há 1 ano, mas não perco gordura!” O que acontece?
29/09/2015
Xô NEURA! Perder Peso x Emagrecer? O que é melhor?
14/10/2015

TERMOGÊNICOS: Suplementos “Queimadores de Gordura” funcionam?

Os famosos e muito utilizados nas dietas de perda de gordura, termogênicos!

Contém diferentes substâncias, mas em geral, a cafeína!

Eles realmente funcionam? Sim, promovem a lipólise (quebra da gordura), mas isso não quer dizer que essa gordura foi oxidada (“queimada”). Hmm, como assim?

Dependendo da situação (ex.: não seguir uma alimentação correta),  ao ingerir o termogênico sua gordura foi deslocada de um lugar do seu corpo, circulou no seu sangue e foi parar em outro local!

Para explicar melhor: gordura é armazenada na célula e precisa de um estímulo para sair de lá (exercício físico) e para ser queimada (eliminada), precisa de uma “falta de energia total”, ou seja, um cardápio planejado que lhe forneça menos calorias para realizar a “queima” dessa gordura que você já tem.

Mas o que geralmente acontece: pessoas ingererm o termogênico, fazem exercício, mas não possuem essa falta de energia (cardápio planejado). Então o termogênico ajudou a “retirar” a gordura do tecido do seu corpo, ela “andarolou, passeou, circulou” (o que quiserem dizer), e voltou ao mesmo local ou PAROU em outro! NÃO FOI QUEIMADA!!!! Você não “perdeu” gordura!

Aí cai a ficha: gastei meu tempo na academia, meu dinheiro no termogênico e minha gordura não saiu do lugar? Pode até ter saído, mas não foi eliminada, ainda está no seu corpo! Não adianta, não existe mágica! 🙁  Se não houver essa diferença calórica (alimentos) durante o dia, essa gordura não será queimada, será apenas mobilizada e irá se concentrar em algum outro local do seu corpo!

E para pessoas que tomam termogênico e mal fazem exercício? Pior ainda, pois pode aumentar o deslocamento de gordura para o sangue (podendo parar em alguma veia/artéria) formando placa de ateroma (entupimento de vaso= ATEROSCLEROSE, comum causa de infarto e AVC).

Conclusão:  termogênico AJUDA sim no processo da perda de gordura, MAS deve ser combinado com uma alimentação adequada e exercício físico!!! Outra pergunta muito comum: se eu fizer a alimentação correta e também o exercício, e não tomar termogênico, não vou perder gordura? CLARO QUE VAI PERDER!!!! Fisiologicamente já temos o processo de lipólise (quebra de gordura) no nosso corpo, não precisamos de ajuda para isso! Porém, existem pessoas que se sentem melhores ao tomar o termogênico, então nesse caso, é conveniente. Vale ressaltar que termogênicos a base de cafeína, após longo tempo de uso, seu efeito não é mais sentido/realizado no organismo!

Então, antes de se preocupar em comprar ou se entupir de suplementos/termogênicos sem prescrição nutricional, vamos nos preocupar com a alimentação?

Afinal, a gordura entra pela boca!

É só evitar que isso aconteça com muita frequência + exercício físico e pronto!

Seja saudável, feliz e sem NEURAS!!!!!

Gostou?  Compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!

Dra. Clarissa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *