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Rodízios: como aproveitar com saúde?

RODÍZIOS em geral (pizza/carne/japonês), são gostosos? Sim, eu adoro! Darei algumas dicas de como aproveitar um rodízio e não atrapalhar seu objetivo ou agredir sua saúde! Afinal, não é preciso comer a pizzaria/restaurante inteiro só por que você “está pagaaanno”…😂😂

Pelo menos 1x ao mês acabo indo a um rodízio de comida japonesa, pois entre as outras opções, podemos classificar como a melhor.

Caso você não goste e prefira os outros (carne/pizza), dá para ir 1x por mês também! Dependerá de como você reagir/comportar-se todas as vezes.

Se houver um equilíbrio, a frequência de idas ao rodízio pode ser maior (1x ao mês), agora se você for aquela pessoa que fica o dia inteirinho sem comer só por que vai a um rodízio e precisa “valer” o que está pagando…meu amigo(a), infelizmente a frequência mais adequada de rodízios para você é de 2 em 2 ou 3 em 3 meses ou até mais espaçado ainda*ajuste individual- procure nutricionista (tudo isso depende de seu objetivo, estilo de vida, atividade física, %gordura corporal, exames de sague).

💢 DICAS de Comportamento:

Aquela pizza ou aquele alimento não é o último da face da Terra e você não precisa sair passando mal do restaurante…Aprenda a degustar aquilo que realmente tem vontade 🙂

O rodízio menos ruim é o de comida japonesa pois tem mais opções de proteínas de alta qualidade (salmão, atum, peixe branco), com menor proporção de gorduras ruins! Mas, cuidado com as frituras!!!

💢O QUE FAZER?

Pizzaria: comer menos pizzas que levem embutidos e carnes gordurosas, (lombinho, calabresa, bacon, presunto, etc.). Dar preferências para pizzas com carnes magras: frango e peixes (atum/sardinha), legumes e folhas (brócolis, milho, palmito, rúcula, etc.). E comer devagar, conversando, apreciando o momento….afinal o intuito de uma reunião fora de casa é a socialização, e não para dar vida a um “ser desesperado por pizza”.

Comida Japonesa: dar preferência aos peixes crus/grelhados, não exagerar na quantidade dos sushis/temakis (pois o arroz leva açúcar na preparação). Experimentar todos sabores que quiser mas tentar não repetir. Experimentar os cogumelos, mas também não abusar, pois são banhados na manteiga. Em relação às saladinhas, pepino, gengibre são super bem vindas! E a mesma recomendação para a pizzaria: não precisa mostrar que veio da Etiópia ou de algum país em desnutrição….Outros rodízios japoneses virão e você não precisa ficar “explodindo” em todos eles! 😉

Churrascaria: dar preferência ao buffet de saladas primeiramente e solicitar aquelas carnes que realmente quer provar (em pedaços menores – assim aproveita o sabor, mas não come em grande proporção). Cuidado com o “automático”: “fulano está comendo, também vou comer” OU “não parece estar gostoso, mas vou comer pois estou pagando para comer”, etc. Esse rodízio é muito mais perigoso para a saúde por conta da alta quantidade de gordura saturada (dentro da própria carne- não interessa se é assada) e também do exagero do sódio!!!

Seguindo um pouco dessas dicas você continuará se divertindo com seus amigos e família nos rodízios, mas sem prejudicar demais sua saúde!

#equilíbrio     #felicidade    #sabor    #VemProTime  #NutriçãoInteligente  #NutriçãoComportamental

Até   a  próxima!

Dra.Clarissa

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