Fruta engorda?
13/09/2016
Bebê saudável
02/10/2016

Remédio Emagrecedor: Orlistat / Xenical

O orlistate é um medicamento que  tem a propriedade de impedir a atuação das enzimas lipases do tubo intestinal e assim diminui a absorção de gorduras, ou seja, você elimina a gordura de sua alimentação pelas suas fezes.

Não é um efeito normal, ou seja, utilizar esse fármaco para fins de emagrecimento pode ser muito PERIGOSO para sua saúde. Afinal, as enzimas existem no nosso corpo para digerirem os nutrientes. Se você usa algum medicamento para impedir essa ação, o alimento pode sair inteiro nas fezes.

O primeiro motivo para não apoiar o uso do orlistat é justamente o desconforto. Você pode possuir uma diarreia com odor fétido, muito amolecida. Em alguns casos, ela pode até escorrer através do ânus, sem você perceber. Sim, é uma situação um tanto constrangedora.

Outro principal motivo para não usar no emagrecimento: não dá para usar a longo prazo! Ou seja, se você tomar o Orlistat, pode até perder gordura. Mas no momento que parar de tomar, como não foi uma mudança de hábito alimentar, ou seja, sua alimentação continua pobre em nutrientes bons e rica em gorduras e açúcar, você engordará TUDO DE VOLTA!!!

“Oras, Clarissa, então porque irei parar de tomar? Vou usar sempre, assim mantenho a perda de gordura!”

Aí que está o problema! A gordura não deveria  ser “demonizada”, afinal, não podemos viver sem gordura! O problema atualmente é que ela está em excesso na nossa alimentação, mas não deve ser banida.

Devemos mudar a qualidade das gorduras na nossa dieta: diminuindo gorduras ruins (saturada e trans= industrializados, frituras), aumentando gorduras boas (castanhas/azeite/abacate).

E por que devemos absorver gordura? É justamente nela que estão dissolvidas as vitaminas super importantes: vitamina D, vitamina A, vitamina K, vitamina E.

Se houver perda constante de gordura nas fezes, você ficará com deficiência GRAVE dessas vitaminas, resultando em:

Falta de Vitamina D: osteoporose, ossos fracos, fraturas, dores nos membros.

Falta de Vitamina E: envelhecimento rápido de pele, cabelos, unhas, órgãos.

Falta de Vitamina A: problemas na visão, cegueira noturna.

Falta de Vitamina K: problemas na cicatrização de machucados, problemas na coagulação do sangue.

Obs.: citei somente alguns dos problemas, a deficiência dessas vitaminas pode acarretar muito mais prejuízos para a saúde.

Então viu?! Não adianta, não EXISTE nenhum medicamento eficaz na perda de gordura e manutenção desse peso a longo prazo. São falsos milagres, que podem lhe custar muito caro: sua saúde!

Respeite seu corpo, não se engane e não se iluda com essas falsas promessas.

O que realmente tem resultado positivo e a longo prazo é a reeducação alimentar.

Aqui  no blog você encontra várias dicas para começar:

Óleo de coco: bom ou ruim?

5 mitos que você deve cortar da sua alimentação

6 substituições que mudarão sua saúde!

Além desses que indiquei, aqui você encontra uma infinidade de artigos/vídeos que podem lhe ajudar a melhorar e mudar alguns hábitos, e assim, conseguir emagrecer de forma saudável, feliz e para sempre (sem efeito sanfona)!

 

Até a próxima,

Dra. Clarissa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *