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Quando falamos em uma alimentação saudável, devemos levar em conta vários aspectos, mas um dos principais,  é a quantidade de gordura saturada que ingerimos diariamente.

Por que? Ela está diretamente relacionada ao aumento de colesterol LDL (ruim), desenvolvimento da aterosclerose (entupimento de vasos sanguíneos), consequentemente, doenças cardiovasculares (infarto), AVC (derrame cerebral), cirrose (por esteatose hepática- gordura no fígado) e até diabetes tipo II.

Mas se for consumido só um pouquinho por dia de gordura saturada na manteiga/margarina, tem problema? Tem sim, pois ela não está SÓ na manteiga e na margarina, mas está na MAIORIA dos produtos industrializados (pois dá mais sabor), dentro da carne (vermelha ou branca) e nas gorduras em geral! E o grande problema é que o brasileiro vem ingerindo demais esse tipo de gordura, resultando no desenvolvimento dos problemas de saúde referidos acima.

E pensando em utilizar algo de recheio no pão…o que seria melhor:  manteiga ou margarina?

A manteiga é a gordura do leite, sendo composta por gordura SATURADA principalmente! Então não seria um bom alimento para ser utilizado diariamente, além de sua colaboração altíssima com colesterol (pois é um produto de fonte animal- todo produto animal fornece quantidades boas de colesterol).

E a margarina? Porque inventaram? Para melhorar a questão da quantidade de gordura saturada e colesterol. Mas, dependendo da marca, essa gordura saturada ainda é bem grande (2 a 5g por porção), pois somente valores menores que 1g seriam menos prejudiciais. Então estaríamos trocando seis por meia dúzia? Pode ser….mas o pior é que a gordura feita para ser colocada nas margarinas são tãaaao sintéticas que não temos certeza do que pode acontecer depois de ingeri-las a longo prazo. Devemos procurar utilizar cada vez menos produtos ultraprocessados, pois não se sabe quão ruins eles podem ser daqui 10, 20, 30 anos.

Claro que o uso de manteiga ou margarina EVENTUALMENTE não te causará nenhum problema grave…estamos falando aqui do consumo diário! 😉

Então, o que vou passar no pão? Se você depende muito de pão nos seus dias, a dica é:

  • LATICÍNIO: quejio minas frescal light, queijo coottage, creme de ricota, patês de ricota.
  • CREMES VEGETAIS: homus,  tahine, babaganush, guacamole, pasta de amêndoas.

Agora, já tentou dar uma inovada em seu café da manhã? Não existe só pão para ser ingerido. Cafés da manhãs variados em frutas, sucos fibrosos, aveia, e receitas rápidas com aveia são ótimas opções, trazem muito sabor, vitaminas e minerais!! E para quem está precisando, traz também a tão querida perda de gordura! 🙂

Vamos inovar os sabores, mais saúde para você!

Até a próxima!

Dra. Clarissa

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