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Muitas pessoas acabam me perguntando se banana engorda, manga, etc, frutas em geral.

Minha resposta (para descontrair, haha):  “Nunca vi ninguém engordar de tanto comer manga!!!”

Ao contrário, a população brasileira tem uma diversidade enorme e maravilhosa de cores, sabores, nutrientes, todinhos encontrados nas frutas, mas NÃO sabe APROVEITAR!

Os casos crescentes de obesidade, colesterol ruim alto, pressão alta, diabetes podem ter relação justamente com a falta de consumo de frutas!!!

Isso mesmo! As frutas oferecem uma série de minerais e vitaminas que atuam nos protegendo do desenvolvimento de todas essas doenças crônicas.

Você quer rejuvenescer? Então também pode encontrar a resposta nas frutas!

Por fornecerem uma série de antioxidantes, elas ajudam a combater o ataque dos radicais livres na pele, cabelo, unhas, etc.

Mas por que a tão famosa frase: “Fruta engorda”, “Frutose é um açúcar, e tem na fruta, então engorda!!”. Até alguns profissionais acabam dizendo isso ao paciente, recomendam que “cortem”  o consumo de frutas para emagrecer.

Isso é um ABSURDO!!!! É falta de estudo, é falta de informação desse profissional.

A frutose é sim um açúcar que existe na fruta, mas se for consumido na própria fruta, junto com suas fibras, não apresenta nenhum malefício, pelo contrário, só nos fornece os benefícios que comentei acima.

Além disso, há o mito de que quanto maior o índice glicêmico de uma fruta, pior, ou seja: comer melancia, JAMAIS!!!!

O índice glicêmico não é mais uma medida usada para recomendação de alimento, pois ele se refere à 100g do alimento. Você sabe quanto é 100g de melancia?? É MUITA melancia.

Ou seja, não é porque o índice glicêmico dela é classificado como alto que ela vai “te engordar”, afinal, para você conseguir comer 100g de melancia, é muito trabalhoso! O que é usado atualmente é a carga glicêmica, ou seja, leva em conta quantas gramas daquele alimento que você comeu (bem mais próximo da realidade nossa).

Então a frase “tudo em excesso é ruim” serve para esse post. Comer frutas não engorda, pelo contrário, ajuda a emagrecer! Porém, como tudo nessa vida, se estiver em excesso, pode fazer com que o açúcar em seu sangue suba demais!

Minha dica: consumir de 3-5 frutas ao dia (depende muito também do gasto calórico diário que você possui- trabalho/exercício físico, etc.).

Tente consumir sua fruta sempre associada com alguma fibra (aveia/chia/linhaça) ou gordura boa (castanhas).

Então para quem lhe disser que fruta engorda, compartilha esse artigo!

Assim conseguimos salvar mais vidas e acabar com mais um mito!!!

Até a próxima!

Dra. Clarissa

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