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Emagrecer: Açúcar ou Adoçante?

Quero emagrecer! É melhor trocar açúcar por adoçante? Qual adoçante

O excesso de açúcar nas refeições está associado ao aumento de gordura abdominal e desenvolvimento precoce de diabetes tipo II. Qual é  o primeiro pensamento que temos? Tirar o açúcar do dia a dia…”Mas, quem aguenta não adoçar as coisas? Então vamos colocar adoçante em tudo, acabou o problema!” Se você pensa assim,  algo está errado! Entenda melhor:

Adoçantes são substâncias super sintéticas, feitas somente com o objetivo de impedir picos de açúcar no sangue de pessoas que tem deficiência na produção ou trabalho da insulina (diabéticos).

Existe até alguns adoçantes como o aspartame, sacarina sódica, ciclamatdo monossódico que estão relacionados com doenças crônicas como câncer, alzheimer, alergias. E se for o adoçante SUCRALOSE ou STEVIA? Por enquanto, esses edulcorantes são os que AINDA não demonstram nenhum malefício à saúde (o sucralose está sendo bastante pesquisado atualmente). Porém, a qualquer momento estudos podem comprovar o contrário!

Portanto, se você É DIABTÉTICO, por favor, não abandone o uso de adoçantes, ele te protege contra danos na retina, rins, extremidades do corpo (necrose). Porém, use com moderação! Não é porque não tem calorias que não vai te causar algum mal! O excesso de qualquer susbtância, ainda mais se essa for super sintética, pode lhe trazer prejuízo!

Se você NÃO É DIABÉTICO, quer emagrecer e resolveu parar com o açúcar: será mesmo que vale a pena se entupir de um líquido/pó sintético que você nem sabe o que lhe pode causar em alguns anos? O que fazer então?

Nosso paladar se adapta ao que oferecermos a ele. Se você sempre oferecer muito sabor doce, sempre você terá vontade de adoçar demais os alimentos ou comer muitos doces. Se você diminui a oferta de sabor doce (aos poucos, por semana diminui uma x quantidade), consequentemente após 1 mês, seu paladar estará acostumado e não vai querer aquele excesso de sabor doce que antes você oferecia a ele! Leia nesse post quais são os melhores açúcares para consumo: http://nutricaomaisinteligente.com.br/acucar-mascavo-demerara-branco-light-ou-organico/

Simples assim, não é fórmula mágica, não é adoçante, não são formulações malucas manipuladas de 300 substâncias que prometem reduzir vontade de açúcar que vão lhe ajudar! O que realmente faz a diferença é o desmame do sabor doce, que pode ser realizado por diferentes estratégias, que dependem do peso, do histórico alimentar e níveis de ansiedade!

Por isso, vamos começar com o primeiro passo mais simples?

->  Reduza hoje pelo menos 1 dedo do açúcar que você coloca no café/leite/suco e mantenha isso por 1 mês.

Tente depois colocar a quantidade que você antes usava…

Automaticamente sua linguá sentirá um sabor “doce demais”.

Essa é a primeira forma, existem muitas outras que devem ser ajustadas de acordo com toda alimentação diária!

Procure um nutricionista para melhores resultados!

Até a próxima!

Dra. Clarissa

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