Rodízios: como aproveitar com saúde?
22/02/2016
Manteiga ou Margarina?
18/04/2016

Como aumentar a velocidade do metabolismo?

Carta de um Metabolismo em frangalhos

 

Olá querido pensamento! Prazer, estamos conversando pela primeira vez. Por favor, agora entenda o que eu quero te contar agora.

Lembra aquele dia que você quis emagrecer de uma hora para outra? Eu realmente não te entendo. Antes, todos os dias, enchia o nosso corpo de porcarias, estávamos ficando cada vez mais inchados, cheios de sódio, cheios de gordura circulando nos vasos sanguíneos, o pulmão e coração já estavam começando a querer reclamar. Que bom, você quis mudar. Mas achou que depois de anos nos enchendo de porcaria, de repente, em pouco tempo, a gente iria responder??? Quando alguém suja demais uma casa, não há mágica que limpe ela em pouco tempo. É necessário paciência, trabalho e depois, temos uma casa limpa. Nós também funcionamos dessa maneira. Demoramos tanto tempo para guardar gordura e não é de repente que conseguimos eliminá-la.

Enfim, você começou pelo pior caminho: dieta! Cara, você não imagina como sofremos (eu e todos seus órgãos e funções bioquímicas). Você cortou os carboidratos (primeiro comia demais e do nada, parou de oferecer). Para que a gente funcione direito, NENHUM grupo alimentar poderia ter sido cortado. Sim, faltou nutriente, faltou energia, você viveu os piores dias da sua vida, passando fome, vontade, etc. E para quê? Não emagreceu. Isso que você chama de emagrecer (números na balança), não é emagrecer para nós. Você só perdeu água e músculo, sua gordura permaneceu quase que intacta. E o pior de perder músculo é que ele era o tecido que mais me ajudava a ser rápido, pois ele que queimava mais as moléculas de gordura.

Quando seu peso voltou ao normal (eu já sabia que isso iria acontecer), você quis fazer outra dieta. Dessa vez, nem lembro o que mais você cortou (lembro que só faltou você cortar seus pulsos). Lembro que você passou taaaanta mas taaaanta fome e vontade, que até seu humor mudou, sua ansiedade também. E no final das contas: tharãaa….você emagreceu menos dessa vez. E como eu já sabia, ao terminar essa outra dieta, não demorou muito, seu peso voltou, mas voltou um pouco maior do que era antes. Começamos a ficar preocupados.

E na terceira tentativa, eu já estava tão cansado de conseguir lidar com tanta falta de nutrientes, vitaminas, minerais, carboidratos bons na hora certa (você me entupia de proteína, quando eu precisa de glicose….tinha que mobilizar muita coisa pra transformar a bendita proteína em açúcar- com isso, acabei deixando o sangue ácido várias vezes). Enfim, suas funções imunológicas estavam péssimas, cabelos e pele também. Vi que algo deveria ser feito, antes que você ficasse mais desnutrido (sim, mesmo com gordura, você estava desnutrido de coisas boas!). Aí, tive que reduzir minha velocidade de trabalho (senão até eu ia adoecer)…isso mesmo, seu querido metabolismo diminuiu de velocidadeee!!!! Não porque eu quis, mas porque você judiou tanto de mim, seus hormônios pararam de responder direito e fui obrigado a reduzir a velocidade de queima de gordura para poder suprir outras necessidades, que suas dietas malucas, acabaram destruindo. Pronto, falei! Você quis resultados ultra rápidos e mágicos, não fez da maneira certa, não pensou na sua saúde, não pensou em mim, seu metabolismo, nos órgãos e agora estamos todos em frangalhos, até sua mente que está cansada de tanta ansiedade que você gera, nessa busca IMPOSSÍVEL pela perda de gordura imediata.

Temos conserto? Sim, claro, nós somos perfeito demais, por isso que você ainda não tem nenhuma doença (AINDA, não aguentamos por tanto tempo hein?!).

Agora, mais do que antes, você precisa ter MAIS paciência, cuidar melhor de nós, fazendo uma alimentação SENSATA, sem cortes, sem tristeza, sem fome, sem vontades excessivas. Mágica não existe, e por conta disso, VOCÊ arruinou todos seus processos metabólicos. Se não tivesse passado por tantas intervenções malucas, estaríamos felizes, saudáveis e super satisfeitos.

Agora, pare de me culpar e mãos a obra, temos muito trabalho a ser feito. Comece por favor, me alimentando com uma refeição boa e saudável, assim pensamos melhor!

Beijos de Metabolismo, que ainda tem esperanças que você mude, e dessa vez, para sempre!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *