Ser magra é = ser feliz?
10/11/2016

Comer Consciente

Você sofre de “boca nervosa” ou come por ansiedade? Ou come algum alimento sem ter VONTADE? Come por comer?

Uma dica é tentar durante 01 dia, anotar tudo o que você consome, assim verá o que está comendo sem “perceber” ou sem ter fome de verdade. Funciona como uma medida reflexiva e nós acabamos percebendo que comemos demais sem nem mesmo sentir tanta VONTADE daquele determinado alimento, só queremos mesmo é mastigar, para diminuir ansiedade.

Então, porque não se propor a mastigar coisas mais saudáveis? Um exemplo: em uma festa cheia de doces, você pode e deve experimentar os sabores diferentes. Mas não precisa comer em exagero! Você sentirá o sabor de cada alimento, mas como escolhe sempre porções pequenas de cada um, mastiga devagar, saboreia realmente o alimento (e não o engole, já pensando no seguinte), você com certeza ficará saciado, sentirá prazer e não estará com aquela sensação de “estou explodindo” e não se sentirá mal. Terá aproveitado com consciência e inteligência o momento.

E esse comportamento passará a ser automático também!

O fato de não comer  até passar mal, comer somente o necessário será algo intrínseco, depois de muita prática e insistência com você mesma(o)! Tudo o que você propor ao seu corpo ele vai obedecer.

Chegará um momento em que o exagero não é mais normal e passa a ser desconfortável para você, e é nesse ponto que você começou a sentir realmente as vozes do seu corpo, que está pedindo por saúde.

Tente praticar o ciclo do comer consciente!  Assim você com certeza mudará sua relação com a comida e será muito mais FELIZ! s2

Por que estou comendo? É fome de verdade? É vontade de comer? Estou nervosa(o) e estou descontando no alimento?

Quando vou comer? Vou comer qualquer hora? Vou comer toda hora? Ou vou me programar para ter refeições certas durante o dia? Como estou tratando a minha saúde? Estou deixando a alimentação em último lugar? O que é prioridade para minha vida?

Quanto eu vou comer? Estou colocando uma quantidade que ficarei pouco satisfeito, satisfatoriamente satisfeito ou extremamente satisfeito? Preciso comer demais? Eu nasci comendo demais? Preciso exagerar para sentir prazer na comida?

Como eu vou comer e o quê eu vou comer?  De qualquer jeito? Selecionei ou preparei com carinho minha refeição? Ou estou oferecendo qualquer coisa para minha saúde? Estou oferecendo alimento de qualidade para meu corpo? Vou comer correndo ou colocarei como prioridade minha alimentação?

 

 

comer consciente

Veja também dois outros pequenos artigos que podem te ajudar:

 

Fome ou ansiedade?

e

Você sofre do “comer transtornado”?

Até a próxima!

Dra. Clarissa

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *