Cozinhando sem óleo: Fácil, Saudável e Saboroso!
16/09/2015
É possível/saudável viver sem carne?
24/09/2015

Colágeno funciona? Qual tipo?

Funciona mesmo, qual tipo? Ou é puro interesse $$ das indústrias que produzem? O colágeno é uma proteína. É totalmente “quebrado” em vários aminoácidos diferentes após a digestão. Seu corpo utilizará ou não para a formação de fibras de colágeno na pele!

Fazendo um comparativo para entender melhor:  você constrói uma casa com vários tijolinhos (aminoácidos). Essa casa tem um modelo lindo. Porém, um vendaval (digestão da proteína) quebra todas as paredes dessa casa, deixando os tijolinhos todos soltos. Você tenta construir outra casa, mas como seu vizinho está precisando emprestar uns tijolos seus (outros sistemas fisiológicos precisam desses aminoácidos para formar por ex.: proteínas em órgãos internos). Então você modifica seu plano e constroi sua nova casa de forma diferente (o colágeno tomado não fui utilizado para construir fibras de colágeno, mas outros componentes, ou até energia).

É como comer um bife, ou um ovo, ou tomar um copo de leite: seu corpo não vai utilizar essa proteína  para fazer  fibras de colágeno obrigatoriamente!

Às vezes sua alimentação está tão desregulada, que esse colágeno será transformado em ENERGIA, isso mesmo! Então pensando assim, você não precisaria gastar dinheiro comprando colágeno, poderia simplesmente ter porções corretas de alimentos ricos em proteínas durante o dia, porções corretas de alimentos que fornecem energia e pronto! Seu organismo SOZINHO daria conta de produzir o colágeno que você precisa! Simples, fácil, econômico, não precisa tomar cápsula nem pó!!!!

Outras alternativas para melhorar o colágeno no organismo é uma boa ingestão (não a suplementação) de vitamina C, licopeno e minerais. Mas por que não suplementar Dra.?  Três motivos:

  1. O alimento é uma matriz perfeita, os nutrientes agem em conjunto e NÃO ISOLADOS!!! Seu corpo não tem a proteção esperada, pois isolar uma vitamina/mineral  impede que outros nutrientes atuem (ainda não descobertos).
  2. Às vezes a dose do mineral ou vitamina é tãaao grande, que você passa a eliminá-la pela urina (perdeu $ no vaso sanitário). Mas o grande problema disso é a geração de acúmulo de cristais no rim, que futuramente pode evoluir para o quadro de “pedra” no rim.
  3. Muito $$$$ por trás da comercialização de vitaminas/minerais industrializadas e as falsas promessas da proteção à imunidade, estética e emagrecimento.

Ainda  vai   ficar  comprando   colágeno   hidrolisado,   colágeno isso e aquilo,   colágeno e blabalablá???

Tenha um resultado eficiente, seja leve, de forma simples e sem neura!

Divulgue   a   Nutrição   Inteligente!

Até a próxima!

Dra. Clarissa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *