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Carboidrato à noite engorda?

Vivemos hoje um terrorismo nutricional. Pão, batata ou macarrão, comer depois das 18h, 19h,  são crimes! Mais uma “neura” sem embasamento científico, gerando somente  ansiedade.
Alguns pacientes, sempre na primeira consulta, me perguntam se eles devem parar de consumir carboidrato durante a noite. Essa retirada pode funcionar, se não for substituída caloricamente (pensando principalmente em g de gordura, por favor) por outro alimento.

Se você tem o costume de jantar carne  e salada somente, pode ser que dê certo! Mas temos 2 pontos negativos nessa estratégia:

1) Muitas vezes acaba-se aumentando sem querer a porção de carne (para prover saciedade). E o excesso de carne, fornece mais gordura saturada e colesterol que uma pequena porção de arroz integral.

2) Na maioria das vezes, após esse jantar incompleto, você apresenta fome mais cedo do que se tivesse consumido junto uma porção de carboidrato integral (que devido ao teor de fibra, fornece energia aos poucos para suas células, não gerando pico de glicose, por sua vez, de insulina).

Um estudo realizado com  israelenses obesos avaliou o consumo de carboidratos e o horário, em uma dieta para emagrecimento. Um grupo consumiu carboidratos à noite e o outro não. Após seis meses verificou-se que o grupo com carboidrato  à noite emagreceu na mesma proporção que o outro grupo.

Você treina  ou  faz algum exercício? Então LEIA:

Para quem treina antes do jantar, é uma péssima ideia não possuir um carboidrato integral após o exerício, pois é nesse momento em que é refeito seu estoque muscular de carboidrato. O mesmo vale para quem treina cedinho, se não consumir a quantidade correta de carboidrato no jantar, terá problemas durante o treino da manhã do dia seguinte.

A privação é a pior forma de “emagrecer”, pois gera ANSIEDADE  e COMPULSÃO!

É por isso mesmo que a palavra “dieta”, como observo na minha experiência clínica, não funciona!

Saber se alimentar é escolher as quantidades corretas de alimento, nos horários melhores, dando atenção à qualidade (modo de preparo, informações nutricionais e combinações).

Não fique sofrendo com DIETAS.

A reeducação alimentar está aí para lhe trazer sucesso nos objetivos (de forma permanente) e  muita saúde!!!

E não escrevo isso embasada somente na teoria, eu VEJO todos os dias meus pacientes evoluindo cada vez mais, super satisfeitos, sem sofrimentos e com muita saúde!

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Ficou com dúvida? Entre em contato comigo!

Referência Bibliográfica:

Sofer et al. Greater Weight Loss and Hormonal Changes After 6 Months Diet With Carbohydrates Eaten Mostly at Dinner. Obesity (2011) 19, 2006-2014.

Até a próxima!

Dra. Clarissa

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