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Bebida alcoólica: realmente engorda?

Muitas pessoas dizem que ao parar de beber emagrecem… Funciona mesmo? Precisa mesmo cortar?

A molécula de álcool não causa nenhum problema em relação a diminuição de “quebra” de gordura corporal. Porém, 1g de álcool, assim como  a gordura, carboidrato, proteína…tem calorias!

A gordura possui 9kcal por grama e o álcool, apresenta 7kcal por grama, ou seja, quase igual a quantidade calórica da gordura.

Portanto, dependendo da quantidade ingerida, a bebida alcoólica pode sim colaborar para o aumento de gordura corporal!

Além disso, temos a questão do álcool sendo detoxificado pelo fígado: para ser metabolizado no corpo, precisa passar por vários processos no fígado, então se for ingerido em excesso e de forma crônica, pode causar cirrose.

Alguns exemplos para entender melhor:

  • 01 Shot de cachaça (40 ml): 100 kcal.
  • Aguardente 1/2 copo (125ml): 227kcal.
  • Champagne  1 taça (125ml): 110 kcal.
  • Chopp 1 tulipa (300ml): 180 kcal.
  • Saquê 1 dose (35ml): 50kcal.
  • Tequila 1 dose (50ml): 110kcal.
  • Vinho branco 1 taça (125ml): 107kcal.
  • Whisky  1 dose (50ml): 120kcal.
  • 01 lata de cerveja: 140 kcal, o equivalente a uma lata de coca-cola.

A diferença é que dificilmente você é capaz de consumir 10 latas de coca no mesmo momento…de cerveja é muito mais fácil! (de forma alguma estou defendendo o consumo de coca cola, somente comparando. Ambos trazem prejuízos quando consumidos em excesso e com alta frequência).

Além de tudo, em uma mesa de bar, os drinks e as cervejas nunca estão sozinhos: sempre veem acompanhados de petiscos, que em geral, são frituras!!! Por isso, quando algumas pessoas decidem parar de beber (e não substituem por refrigerantes altamente açucarados), acabam diminuindo sua gordura corporal.

E   agora  nutri? Preciso  cortar a  bebida? Não é bem assim…

Isso não quer dizer que quem queira emagrecer tenha que PARAR de ingerir bebidas alcoólicas. Gosto muito dessas palavras: equilíbrio  e moderação!

Se o objetivo é a perda de gordura corporal, temos inúmeras estratégias para consegui-la, e cortar a bebida não precisa ser uma delas.

Aliás, a palavra “cortar” não é adequada, e eu acabo CORTANDO-A do meu vocabulário de acompanhamento nutricional, afinal, nós não fomos feitos para funcionar com proibições (proibição=gera compulsão), e sim com moderação!

Reeducação alimentar pode ser traduzida por aquela antiga frase: “comer de tudo um pouquinho”. O segredo é moderação na quantidade e frequência + escolha dos alimentos nos momentos certos= emagrecimento feliz e saudável!

Então, relaxa!

Bebida alcoólica pode engordar sim! Mas existem várias maneiras de perder gordura, mantendo ainda  aquela  saudável  saidinha com amigos/família para tirar o stress! 😉

Até   a   próxima!

Dra. Clarissa

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