O perigo dos SHAKES
06/10/2016
Ser magra é = ser feliz?
10/11/2016

Banha de porco x óleo de soja?

Voltar aos primórdios e utilizar gordura de porco para fazer sua refeição pode ser mais saudável que usar óleo de soja? Qual opção seria mais saudável?

Nenhuma das duas! Não recomendo nem uso do óleo de soja, nem o uso da gordura animal.

Não podemos cair na afirmação de senso comum que: “Quando minha avó cozinhava com gordura de porco, não morriam de doenças do coração, câncer, colesterol, etc”.

Em primeiro lugar: os métodos de diagnósticos de doença no passado eram escassos, ou seja, a doença existia sim, mas não era chamada como nos dias de hoje.

Em segundo lugar:  hoje em dia você gasta energia, faz exercício como sua avó/bisavó fazia? Seu trabalho é braçal? Vai a pé para seu trabalho/estudo? Pois é…Se formos fazer comparações, devemos lembrar de todos os detalhes.

Em terceiro lugar: a carne do porco era orgânica, não era modificada geneticamente, não era “entupida” de antibióticos. Hoje a carne do porco é geneticamente alterada, para que o animal cresça mais rapidamente. O animal recebe doses cavalares de antibiótico, para que não fique doente. Além disso, o animal recebe basicamente ração riquíssima em agrotóxicos (soja). Então na gordura animal você teria um mix de antibiótico, transgenia, agrotóxicos.

O consumo diário de antibióticos pode levar à resistência bacteriana ao antibiótico, ou seja, quando você precisar tratar de alguma infecção, será necessário usar antibióticos muito fortes, afinal, seu corpo já está resistente aos normais, pois consome diariamente na carne/gordura. Além disso, a gordura do porco é extremamente rica em gordura saturada, uma das maiores colaboradoras para as doenças do coração, se consumida em excesso e diariamente.

Mas e óleo de soja? Esse também é geneticamente alterado (transgênico), cheio de agrotóxicos, mas não oferece antibióticos, e também possui menor composição de gordura saturada. Mas ainda sim, não recomendo seu uso.

Nos dias de hoje, a população não tem um bom gasto energético como antigamente. Hoje existe carro, elevador, computador, etc. Antigamente, quando era preciso se locomover,  o transporte coletivo não era algo muito comum também, ou seja, as pessoas chegavam a andar 5km para chegar em seu trabalho, que também era na maior parte das vezes, trabalho braçal. Ao adicionarmos gordura na comida, estamos adicionando uma energia que não gastamos!

Então minha dica é: tente cozinhar sem gordura NENHUMA!

Nem óleo, nem gordura animal (banha/manteiga), é uma energia DESNECESSÁRIA e deletéria para a saúde!

Depois de pronta a refeição, basta finalizar a preparação com fio de azeite extra virgem, cru, sem aquecer!

Fica delicioso e muito mais saudável!

Nesse post abaixo ensino como cozinhar sem óleo:

Cozinhando sem óleo: Fácil, Saudável e Saboroso!

E o ÓLEO DE COCO?

Entenda o que os órgãos mais competentes do Brasil dizem sobre ele:

Óleo de coco: bom ou ruim?

Espero ter te ajudado!!!

Até a próxima!

Dra. Clarissa.

2 Comments

  1. Junior says:

    Pois bem o óleo de soja não tem antibióticos, mas é muito rico em inseticidas para manter a roça de soja em pé e também é muito rica em conservantes. Com essa grande diferença prefiro a Banha de Porco!

    • nutrimaisinteligente says:

      Junior, dependendo de qual banha de porco você utiliza, o porquinho pode ter sido alimentado com largas quantidades de soja transgênica e cheia de agrotóxicos, esse elementos também estarão em sua gordura (banha).
      Portanto, entre óleo de soja ou banha de porco, a melhor escolha que a ciência por enquanto sugere, é NENHUM dos dois!
      Esses tipos de gordura não fornecerão nenhum nutriente importante para nossa saúde, pelo contrário, só aumentarão riscos de diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *