Como controlar a fome?
04/02/2016
Bebida alcoólica: realmente engorda?
10/02/2016

Água com limão em jejum: é bom mesmo?

“Alcalinizante intestinal”, “emagrecedor”, “tira as toxinas do fígado”…Será mesmo? Qual a ciência por trás dessas afirmações?

Meus queridos, muitas vezes vendo notícias, publicações (de profissionais da saúde até), fico me incomodada e pensando: quanta informação falha está sendo divulgada!

Afirmar que beber água com limão em jejum pode melhorar o PH do seu sangue e intestino é uma tremenda ILUSÃO!

Realmente, o ph do limão  é mais alcalino que o ph do estômago e intestino. Porém, nosso corpo mantém uma fina regulagem para manter o ph em todo o aparelho digestório, da maneira que deve ser naturalmente! Ou seja:

Qualquer substância com ph diferente que chegue ao estômago, já será transformado ao ph do estômago, claro! É uma função defensiva, já que o ph super ácido serve para além de digerir os alimentos, prevenir a sobrevivência de alguma bactéria.

O que aconteceu para as pessoas dizerem que bebidas alcalinas faz tão bem? (limão com água, água alcalina)?  Um estudo realizado em RATOS, em um ambiente GERMFREE (livre de germes, super limpo= situação que não acontece na nossa realidade), notou que água ou alimentos mais ácidos poderiam causar diabetes!!! Tudo bem, nesse estudo com ratos e com um ambiente totalmente modificado, aconteceu isso! E conosco, seres humanos em um ambiente repleto de bactérias? Não acontece isso! Por mais que se ingira algum alimento com ph 10, nosso estômago sempre vai reverter para ph2 (ácido).

E no intestino, o mesmo raciocínio! As diferentes partes do intestino possuem também diferentes phs ideiais para o funcionamento da digestão e absorção.

Portanto, nenhum alimento tem o poder de alcalinizar e modificar o ph do aparelho digestório.

O que emagrece, tira as toxinas do fígado…??? Parar de ingerir substâncias que apresentem excesso de gordura e outras substâncias tóxicas!

Diminuindo a ingestão de produtos ultra processados em geral, você já consegue isso! Combinado claro, com uma alimentação equilibrada em vitaminas e minerais, agentes que colaboram para a diminuição dos radicais livres de nosso corpo.

Portanto, não acreditem em dicas, informações miraculosas sobre certos alimentos…

O limão é perfeito, rico em vitamina C, mas não precisa ser tomado em jejum com água…

Para quem tem o estômago mais sensível, isso pode até ser um motivo de aumento na queimação e azia.

Não existe alimento mágico, existe a combinação sensata de todos eles na rotina diária, simples assim! Informações novas e bombásticas como essa servem para sustentar marketing de algum produto ou então, simples sensacionalismo para atrair fãs!

Prezem por informação de qualidade, inteligente e sensata! Não precisa se sujeitar a tudo que encontra na internet…Um simples suco de limão (com pouquíssima açúcar, ou nenhuma), ou então temperar a salada de folhas cruas com limão, já são ótimas alternativas para captar os benefícios dessa maravilhosa fruta, assim como as outras frutas também tem suas vantagens!

Até  a  próxima,

Dra. Clarissa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *