4 erros que pioram o emagrecimento
09/06/2016
Fome ou ansiedade?
01/08/2016

Açúcar mascavo, demerara, branco, light ou orgânico?

Está pensando em emagrecer e não sabe qual açúcar utilizar?

A qualidade do açúcar muda demais de acordo com o processamento, mas se você pensa em emagrecer como primeiro objetivo, cuidado, mesmo apresentando benefícios extras, todos os tipos de AÇÚCAR, se consumidos de forma errada, ENGORDAM também!

Ideal mesmo é tentar começar a acostumar seu paladar com sabores menos doces, em tudo!

Coloquei em ordem de melhor qualidade para você conseguir entender a diferença entre eles!

  1. AÇÚCAR- Mascavo: Está inteiro, escuro, é retirado depois do cozimento do caldo de cana, não passando por refinamento. Assim, ele conserva ferro, cálcio e outros minerais importantes!!! Se esse açúcar mascavo for orgânico, melhor!!! Orgânico quer dizer que não foi adicionado nenhum agrotóxico nessa plantação de cana, melhor ainda para sua saúde!
  2. AÇÚCAR- Demerara:Passa por um pequeno refinamento, não recebendo nenhum aditivo químico. Seria o intermediário entre açúcar mascavo e açúcar branco, pois conserva um pouco dos nutrientes.
  3. AÇÚCAR- Refinado e Cristal:Conhecido como açúcar branco, e em seu refinamento, o enxofre o torna branco, retirando quase todos os nutrientes que viriam da planta (cana de açúcar), virando uma “caloria vazia”, ou seja, pode engordar sem trazer nenhum nutriente!
  4. AÇÚCAR- Light: Açúcar refinado + adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina (péssima qualidade de adoçante atualmente).  Se o objetivo for somente emagrecimento esse ajuda, porém, se o objetivo for emagrecimento + saúde, esse não é nenhum pouco indicado, pois além de fornecer um açúcar vazio de nutrientes (comparado ao mascavo), oferece adoçantes diariamente. Leia o post sobre adoçantes para entender melhor porque não é bom usar todos os dias, *se você não for diabético!

    Post: http://nutricaomaisinteligente.com.br/emagrecer-acucar-ou-adocante/

De qualquer forma, tente usar cada vez menos açúcar para adoçar tudo que for consumir!

Lembre-se sempre que é uma “energia extra” que está entrando em você!

Será que você tem gastado tanta energia assim para fornecer essas “energias extras” nos seus alimentos?

Se esse balanço estiver errado, possivelmente está aí o segredo da sua dificuldade para perder gordura. Fique de olho nos outros posts para aprimorar cada vez mais sua alimentação, ganhar mais saúde e se necessário, perder gordura!!!

 

Até a próxima!

Dra. Clarissa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *